O computador é uma ferramenta de trabalho indispensável a qualquer adulto, nos dias de hoje. Na maioria das ocupações do homem moderno, o computador é um aliado importante e incontestável. Perante isto, a escola não pode ignorar o computador. A escola forma pessoas, dando-lhes armas para produzirem no futuro. Sem a capacidade de produzir trabalho num computador, o indivíduo está em desvantagem.
Parece-me que a discussão do artigo se centra muito nos computadores na sala de aula, em substituição de livros, professores ou até de actividadades. Isso é errado, de facto o computador deve fazer parte da formação de um aluno. A escola deve incutir a faceta de ferramenta de trabalho que o computador deve ter, aos alunos, já que é também um facto, que os jovens de hoje “nascem” com a tecnologia, mas infelizmente não aproveitando outras facetas do PC...
Retirar áreas de ensino para incluir novas, é quanto a mim, errado. É errado deixar as artes para apostar na tecnologia. A escola deve preparar as pessoas para serem versáteis e completas.
O computador deve ter uma compontente de ferramenta de consulta nas escolas – uma secção da biblioteca – e deve haver o ensino da tecnologia: como usar um computador como ferramenta.
1 comentário:
Cristina!
Concordo com a reflexão sobre tecnologias na educação. Penso que a integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem é um fator fundamental no mundo de hoje.
Penso que algumas dificuldades perpassam na falta de qualificação de professores e o baixo investimento nesta área por parte dos governos.
Ainda com relação às tecnologias na educação, postei no meu blog "palavrafree.blogspot.com" um post sobre Faculdades Virtuais, o outro extremo, ou seja o uso exacerbado para ensino superior, que considero defasado.
Se puder passa lá e dá uma olhada!
Parabéns pelo blog!
Enviar um comentário